segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Imagens associadas: Professor, aluno, escola. O que sugeri a rede?

 

Na atual conjuntura, a proposta de fazer uma análise sobre as imagens associadas as palavras PROFESSOR, ALUNO, ESCOLA que aparecem ao realizarmos uma busca simples através de um mecanismo de busca qualquer (ex. Google) me pareceu um proposta muito interessante. Há tempo venho me dedicando a algumas leituras sobre representação, imagem e imaginário, não exatamente em torno dos elementos acima mas de certa forma com o mesmo objetivo do que fora proposto agora: compreender o que se associa ao real.
Com o avanço tecnológico, o indivíduo encontra rapidamente informação, todavia há um caminho a ser percorrido até fazer desta informação conhecimento. Neste sentido, concordo com NÉRICI (1993): educação é o processo que visa a revelar e a desenvolver as potencialidades do indivíduo em contato com a realidade, a fim de levá-lo a atuar na mesma de maneira consciente (com conhecimento), eficiente (com tecnologia) e responsável (eticamente) a fim de serem atendidas as necessidades e aspirações da criatura humana, de natureza pessoal, social e transcendental. Vê-se logicamente que não se trata de um processo simples, principalmente nos dias atuais que trazem inovações a cada minuto.
Ser professor no tempo presente é desafiador. Há uma série de questões socioculturais imperativas em torno do até de ensinar e aprender, questões que interferem cotidianamente (violência, formação, desinteresse, salários...) mas há ainda a imagem  construída e divulgada em torno do triângulo formado por escola, aluno, professor. Ao avaliar as imagens que logo surgem de uma busca na internet pude perceber que os estudantes são apresentados como sujeitos cheios de dúvidas, noutras aparecem debruçados em livros como se tudo fosse muito cansativo e difícil ou, em outras, pessoas atentas, usando equipamentos eletrônicos como tablets, computadores etc.. Quando a busca foi pelo termo escola apareceram muitas imagens em forma de desenhos onde alunos e professores são personagens, a maioria mostrava locais alegras, coloridos ou totalmente o oposto, escolas quebradas e sujas, um ambiente ultrapassado. E por fim, ao pesquisar as imagens associadas ao professor pude perceber que boa parte deles mostram um homem ou uma mulher sempre próximos a um quadro onde há muitas coisas escritas, quando há professores e alunos juntos vê-se um clima muito agradável e de cooperação, ao menos nas primeiras imagens sugeridas na busca.
Assim, alguns aspectos pareceu-me no mínimo curiosos: não há nas imagens inicialmente apresentadas professores usando equipamentos como um tablete, por exemplo. A escola e os alunos são aparentemente tranquilos e este últimos estão sempre sorrido ou com um olhar de atenção e interesse. Vale a pena pensar sobre tudo isso!

NÉRICI, Imídio G. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Ibrasa, 1993.

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http://www.cintiabarreto.com.br/artigos/relacaoprofessoraluno.shtml#ixzz2flKe5kEs






 

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