domingo, 25 de julho de 2010

Proposta de sequencia didática sobre BULLYING

VIOLENCIA NA ESCOLA

1º) Momento:
Perguntar aos alunos como vocês analisam a violência na escola?
Você pode identificar alguma situação de violência nesta escola? Cite exemplos.

2º) Momento
Ver o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=sjCUd6QK6tM

3º) Momento
Reflexão: Falar o que viram e o que sentiram.

4º) Momento
Texto: Leitura do trecho do texto Você sabe o que é bullying? de autoria de ANGELA ADRIANA DE ALMEIDA e adaptado por Alyne Gomes.

5º) Momento
Reflexão: Trazer para a realidade – contextualização – fazer um paralelo do lido no texto com o cotidiano na escola.

6º) Momento
Música: Ouvir música do Paralamas do Sucesso: “O beco”. Álbum: Other
Pode ser baixada pelo site: www.krafta.info/search/paralamas-do...o-beco/1/mp3
7º) Momento
Reflexão: O que é a violência? E que ações podem ser empreendias para evitá-las. Elaborando um grande painel com frases feitas pelos alunos sobre o tema discutido.


VOCÊ SABE O QUE BULLYING?

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo («valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Em todos os ambientes onde pessoas se encontram sejam eles: trabalho, família, igreja, tribos, estabelecimentos comerciais, hospitais e demais lugares, acontecem relações interpessoais. Acontece que nestas relações há sempre um mais forte - ou que pelo menos demonstra ser assim - e nessa ânsia pelo poder, o suposto mais forte, busca sua ou suas vítimas, através das quais seu domínio será exercido.
Uma vez escolhida a vítima, o agressor irá maltratá-la, visando ridicularizá-la perante os demais colegas. Algumas pessoas acham por bem assistir a tudo como se nada estivesse ocorrendo - são os chamados espectadores. Neste contexto se estabelece o Bullying, que tem como protagonistas a vítima, o agressor, o espectador e seu círculo vicioso. A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado dos demais colegas.
O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas- anda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas.
O espectador assiste a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa como cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor, que por sua vez se voltará contra ele.
As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações e várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa.
Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.
Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e em quem atravessar seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítima opta por matar, ela pratica o suicídio em seguida. Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca do que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo vicioso do Bullying.
A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade. E você, o que acha que precisamos fazer para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas?

(ANGELA ADRIANA DE ALMEIDA e adaptado por Alyne Gomes.)

PALAVRAS QUE MACHUCAM - BULLYING

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Acervo digital

MUSICA => O Beco
Artista: Paralamas do Sucesso
Album: Other
Pode ser baixada pelo site: www.krafta.info/search/paralamas-do...o-beco/1/mp3
Disciplinas: Todas
Publico: Ensino Fundamental II e Médio
Tema: Violência urbana.
Comentário: A musica tem uma batida legal e sua letra chama atenção quanto a banalização da violência e a falta de proteção que temos quando estamos “atrás” das grades de nossas casa.

VIDEO Animado => Aquarela
Artista: Toquinho
Pode ser baixada pelo site: http://www.youtube.com/watch?v=IG1ZU56tsdo
Disciplina: Artes, Lingua Portuguesa, História e Geografia
Publico: Qualquer idade.
Tema: A passagem da vida e suas transformações
Comentário: O videoclip representa a letra da musica que trata das constantes mudanças que as coisas, as pessoas e os pensamentos passam ao longo da vida. Que tudo pode se transformar em algo novo. Pode ser usado para apresentar a técnica de pintura em aquarela, bem como, para se refletir sobre a passagem da vida.

Vinheta => Anti-bullying
Autoria (desconhecido/não-informado) Comercial Canadense
Pode ser baixada pelo site: http://www.youtube.com/watch?v=sjCUd6QK6tM
Disciplinas: Todas
Publico: Ensino Fundamental II e Médio
Tema: Bullying
Comentário: Vídeo curto (30 seg) mas bastante objetivo quanto a prática do bullying nas escolas. Serve como introdutório ao tema.

Historia animada: CABRRUMMM! Atenção para a previsão do tempo
Autora: Evelyn Heine
Pode ser acessado pelo endereço: http://www.divertudo.com.br/historia5.htm
Disciplinas: Geografia/Ciencias
Publico: Ensino Fundamental I e II (5º e 6º anos)
Tema: Mudanças no tempo
Comentário: O texto tem uma linguagem bastante simples, pode se explorar desde os programas exibidos na Tv sobre previsão do tempo até chegar às alterações das condições do tempo e suas interferências nas atividades humanas, por exemplo: agricultura, lazer, vestimentas...

Jogo: Quebra cabeça Brasil
Autor: Otávio Rios
Pode ser acessado e/ou baixado pelo endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2988/open/file/QuebraCabecaBrasil.swf?sequence=1
Disciplinas: Geografia
Publico: Ensino Fundamental I e II (5º, 6º e 7º anos)
Tema: Localização dos estados e capitais brasileiras
Comentário: Trata-se de um jogo que funciona como um quebra cabeças. Os alunos podem ao mesmo tempo que reorganizam as peças encaixando os estados no mapa do Brasil aprenderem tanto sobre a localização quanto sobre o “formato” de cada estado.

segunda-feira, 12 de julho de 2010





Fotos do Projeto Pelas Aguas do Cachoeira





Projeto Pelas Aguas do Cachoeira

Projeto
Historias de Itabuna pelas águas do rio Cachoeira.
Autora: Profª Alyne Martins Gomes
Itabuna, fev/2010

= > Apresentação
A história do homem está diretamente ligada com as relações que ele desenvolve com outros homens e também com o meio em que vive. A necessidade de sobreviver da humanidade fez a relação homem-natureza cada fez mais forte, embora o modo como essa relação tenha sido vivenciada demonstre que os seres humanos não têm sabido utilizar-se coerentemente da natureza, ocasionando graves desequilíbrios ambientais.
Em nenhum outro ambiente a natureza foi tão transformada pelo trabalho humano como nas cidades. As primeiras cidades surgiram há cerca de 10.000 anos e passaram por muitas alterações até chegar as formas atuais. As cidades se originaram e se organizaram, geralmente, tendo como ponto de partida um núcleo que estava ligado a um rio, um porto, um tipo de lavoura, indústria ou comércio, ou a uma estrada. Com o desenvolvimento da sua atividade econômica, as cidades terminam por expandir e novos espaços se fazem necessários para alojar a população que cresce e as novas atividades e serviços que surgem. Todavia, foi usual que a ocupação do espaço natural transformado em urbano ocorresse sem planejamento. Itabuna seguiu essa tendência.
Assim, encontramos graves problemas que influenciam diretamente a qualidade de vida de toda a sua população, e que estão historicamente relacionados ao modo como a cidade surgiu. O planejamento urbano no Brasil e em Itabuna esteve associado à execução de planos de embelezamento e intervenção no traçado urbanístico e pouco preocupados com os impactos ambientais, como por exemplo, a proteção de mananciais. Daí, a atual situação do Rio Cachoeira.
Neste ano do seu centenário, pretendemos realizar um este projeto para lembrar não apenas dos fatos históricos que promoveram o surgimento da cidade e suas transformações ao longo destes 100 anos, mas também refletir juntamente com os alunos sobre os problemas da cidade agora centenária, em particular aquele relacionados ao Rio Cachoeira.
Participantes => Alunos do CAD 1 da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares.
Objetivo Geral => Possibilitar aos alunos o conhecimento da história de Itabuna e a forte relação entre e cidade e o Rio Cachoeira.
Objetivos Específicos =>
 Discutir a atual situação do Rio Cachoeira, a sua importância e interferência na história de Itabuna;
 Identificar o Rio Cachoeira como patrimônio histórico e ambiental da cidade;
 Construir um panorama histórico sobre o rio e Itabuna vislumbrando o que se deseja para o futuro de ambos.
 Promover uma amostra fotográfica, histórica, ambiental e cultural sobre Itabuna.
Metodologia => Leitura e discussão de Textos sobre a história de Itabuna; Interpretação do Hino da Cidade; Interpretação de imagens sobre o Rio Cachoeira produzindo fichas resumo; Assistir a documentários sobre Itabuna e produzir texto informativo. Leitura de poemas sobre Itabuna e o Rio Cachoeira e criar poemas com mesmo tema. Aula-Visita ao Rio Cachoeira partindo de Ferradas até Ilhéus e produzir relatório sobre a aula de campo.
Cronograma=>
DIA AÇÃO
SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O TEMA DO PROJETO.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO HINO DA CIDADE.
#Como o Hino apresenta nossa cidade?
TEXTO SOBRE A FORMAÇÃO DO NÚCLEO URBANO DE ITABUNA.
#Como surgi a cidade? #Qual a importância do Rio Cachoeira nesse surgimento?
ASSISTIR A DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DE ITABUNA.
#Produzir um texto informativo a partir de um dos temas apresentados no vídeo.
LEITURA DE POEMAS SOBRE ITABUNA.
# Criar poemas sobre Itabuna
AULA VISITA AO RIO CACHOEIRA
# Fotografar, preencher ficha de acompanhamento a visitação, Produzir relatório da visita.
CULMINÂNCIA
# Realizar uma exposição dos trabalhos, textos, fotos produzidas pelos alunos.

Recursos =>
Item Quantidade
PAPEL OFÍCIO 1000 FLS
MÍDIA DVD 03 UNI
XEROX 100
PAPEL METRO BRANCO 10 MTS
CARTOLINA GUACHE PRETA 10 FLS
REVELAÇÕES FOTOGRAFICAS 30 FOTOS

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Biografia de Toquinho

BIOGRAFIA DE TOQUINHO
Nascido em São Paulo, Brasil, a 6 de julho de 1946 com o nome de Antonio Pecci Filho, na primeira infância a mãe o chamava de "meu toquinho de gente". E o apelido Toquinho permaneceu, identificando-o depois como um dos mais expressivos artistas da música popular brasileira.

Começou cedo a se interessar pelo violão. Aos 14 anos já tinha aulas com seu principal mestre, Paulinho Nogueira, que o introduziu no caminho do violão que compreende a descoberta da passagem do acompanhamento para o solo. Então, com Edgard Gianullo, enriqueceu conhecimentos harmônicos, e aprimorou esses conhecimentos em função da amizade com Oscar Castro Neves. O estilo de Baden Powell tornou-se irresistível ao então iniciante Toquinho, que, a fim de burilar a própria personalidade como violonista, buscou em Isaias Sávio a intimidade necessária com o violão clássico. Já compositor, fez um curso de orquestração com Léo Peracchi.

Das amadorísticas apresentações em clubes, colégios e faculdades, ainda adolescente, chegou ao profissionalismo fazendo parte de um talentoso grupo aflorado nos inigualáveis anos 60: Elis Regina, Zimbo Trio, Marcos Valle, Bossa Jazz Trio, Taiguara, Ivete, Tuca, Geraldo Cunha, Chico Buarque, entre outros. Naquela época, o radialista Walter Silva soube como reunir essa turma, aproveitar e expandir seus talentos em marcantes shows no palco do Teatro Paramount.

Nesse palco, ainda só como instrumentista e acompanhante, se confirmaria o início da carreira profissional de Toquinho, lastreada rapidamente por outros palcos em montagens musicais, tais como: "Na Onda do Balanço" (Teatro Maria Della Costa, 1964), ao lado de Taiguara, do flautista Thommas Lee e do Manfred Fest Trio; "Liberdade, Liberdade" (Teatro Maria Della Costa, 1965), com Paulo Autran, Theresa Raquel, Oduvaldo Viana Filho e Cláudia, sob a direção musical de Toquinho; e "Esse Mundo é Meu" (1965), que incluia Sérgio Ricardo, Toquinho e Manini, microrevista musical estreada na boate Ela, Cravo e Canela, transferida depois para o Teatro de Arena

Toquinho cultiva até hoje com Chico Buarque uma forte amizade iniciada aos 17 anos, época em que compuseram juntos a canção "Lua cheia", a primeira melodia de Toquinho a receber uma letra, e que se constituiria, em 1967, na sua primeira canção gravada em disco, no LP da RGE, Chico Buarque de Holanda – Volume 2.

No ano de 1966 experimentaria a emoção de ter seu primeiro LP gravado pela Fermata, um LP instrumental:O Violão do Toquinho. Assina contrato com a Excelsior para o programa "Ensaio Geral", comandado por Gilberto Gil, e depois participa dos grandes musicais da TV Record e de seus importantes Festivais da Canção Popular.
http://www.toquinho.com.br/pagina.php?cod_menu=5&sub=114 Acessado em 09/06/2010

terça-feira, 6 de julho de 2010

AQUARELA - TOQUINHO

NAVEGANDO POR HIPERTEXTOS

A minha relação de leitura pela internet é um pouco antiga, sempre li hipertexto mesmo sem saber que o nome deles era esse. O que sempre me atraiu nesse tipo de texto é sua flexibilidade. A possibilidade de você se ater aquele texto ou, caso julgue necessário buscar a partir dele outras informações sem perdê-lo de vista. Lendo hipertextos diversas vezes acabei descobrindo informações, principalmente, históricas, de acontecimento e fontes que eu desconhecia. Todavia, percebo que devemos ter cuidado durante a leitura de hipertexto para que as leituras paralelas na nos tire o foco. Os hipertextos são tão úteis e sua formatação tão interessante que os livros didáticos já se assemelham a eles quando trazem boxes explicativos como uma espécie de informação extra. Em alguns didáticos de história por exemplos, podemos lê boxes que trazem informações atuais, relacionando passado e presente. Para além, de uma tendência didática, vejo os hipertextos como um recurso amplo que vincula a um texto (ou imagens) informações que o complementam ou que o torna complemento de outras informações.

ALYNE MARTINS GOMES.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Portifólio - ATIV. EQUIPE ROSA

Curso Proinfo 120
Trabalho em equipe: Alyne, Jaqueline , Lindote.
Plano de Aula: Vídeo da musica: Aquarela ( Toquinho)
Objetivos:
- Gerar reflexões sobre o imediatismo do futuro.
- Discutir a necessidade de se estar atento as oportunidades.
- Perceber que o futuro é uma constante construção.
Metodologia:
- Assistir ao vídeo na TV Pen Drive.
- Dividir a turma em grupos.
- Distribuir trechos da letra da música entre os grupos.
- Solicitar a interpretação do trecho recebido trazendo para o seu cotidiano.
- Redesenhar a estrofe.
- Apresentar a interpretação e o desenho para todos.
Aquarela
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num verde azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...

Música de :Toqinho
By:Larissa

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bem-vindos...

Este blog foi criado com objetivo de divulgar as produções realizadas durante o curso Aprendendo e Ensinando com as TIC'S oferecido pelo Nucleo de Tecnologia Educacional (NTE-BA) unidade 05, pela professora Thanya Dias. Eu, Alyne, estou aluna da turma 01/2010. Aqui também vocês irão encontrar informações sobre os projetos que desenvolvo nas escolas onde trabalho. Espero que gostem e que contribuam com seus comentários... Um abraço, Alyne.