domingo, 25 de julho de 2010

Proposta de sequencia didática sobre BULLYING

VIOLENCIA NA ESCOLA

1º) Momento:
Perguntar aos alunos como vocês analisam a violência na escola?
Você pode identificar alguma situação de violência nesta escola? Cite exemplos.

2º) Momento
Ver o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=sjCUd6QK6tM

3º) Momento
Reflexão: Falar o que viram e o que sentiram.

4º) Momento
Texto: Leitura do trecho do texto Você sabe o que é bullying? de autoria de ANGELA ADRIANA DE ALMEIDA e adaptado por Alyne Gomes.

5º) Momento
Reflexão: Trazer para a realidade – contextualização – fazer um paralelo do lido no texto com o cotidiano na escola.

6º) Momento
Música: Ouvir música do Paralamas do Sucesso: “O beco”. Álbum: Other
Pode ser baixada pelo site: www.krafta.info/search/paralamas-do...o-beco/1/mp3
7º) Momento
Reflexão: O que é a violência? E que ações podem ser empreendias para evitá-las. Elaborando um grande painel com frases feitas pelos alunos sobre o tema discutido.


VOCÊ SABE O QUE BULLYING?

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo («valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Em todos os ambientes onde pessoas se encontram sejam eles: trabalho, família, igreja, tribos, estabelecimentos comerciais, hospitais e demais lugares, acontecem relações interpessoais. Acontece que nestas relações há sempre um mais forte - ou que pelo menos demonstra ser assim - e nessa ânsia pelo poder, o suposto mais forte, busca sua ou suas vítimas, através das quais seu domínio será exercido.
Uma vez escolhida a vítima, o agressor irá maltratá-la, visando ridicularizá-la perante os demais colegas. Algumas pessoas acham por bem assistir a tudo como se nada estivesse ocorrendo - são os chamados espectadores. Neste contexto se estabelece o Bullying, que tem como protagonistas a vítima, o agressor, o espectador e seu círculo vicioso. A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado dos demais colegas.
O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas- anda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas.
O espectador assiste a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa como cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor, que por sua vez se voltará contra ele.
As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações e várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa.
Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.
Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e em quem atravessar seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítima opta por matar, ela pratica o suicídio em seguida. Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca do que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo vicioso do Bullying.
A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade. E você, o que acha que precisamos fazer para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas?

(ANGELA ADRIANA DE ALMEIDA e adaptado por Alyne Gomes.)

Um comentário: