segunda-feira, 12 de julho de 2010

Projeto Pelas Aguas do Cachoeira

Projeto
Historias de Itabuna pelas águas do rio Cachoeira.
Autora: Profª Alyne Martins Gomes
Itabuna, fev/2010

= > Apresentação
A história do homem está diretamente ligada com as relações que ele desenvolve com outros homens e também com o meio em que vive. A necessidade de sobreviver da humanidade fez a relação homem-natureza cada fez mais forte, embora o modo como essa relação tenha sido vivenciada demonstre que os seres humanos não têm sabido utilizar-se coerentemente da natureza, ocasionando graves desequilíbrios ambientais.
Em nenhum outro ambiente a natureza foi tão transformada pelo trabalho humano como nas cidades. As primeiras cidades surgiram há cerca de 10.000 anos e passaram por muitas alterações até chegar as formas atuais. As cidades se originaram e se organizaram, geralmente, tendo como ponto de partida um núcleo que estava ligado a um rio, um porto, um tipo de lavoura, indústria ou comércio, ou a uma estrada. Com o desenvolvimento da sua atividade econômica, as cidades terminam por expandir e novos espaços se fazem necessários para alojar a população que cresce e as novas atividades e serviços que surgem. Todavia, foi usual que a ocupação do espaço natural transformado em urbano ocorresse sem planejamento. Itabuna seguiu essa tendência.
Assim, encontramos graves problemas que influenciam diretamente a qualidade de vida de toda a sua população, e que estão historicamente relacionados ao modo como a cidade surgiu. O planejamento urbano no Brasil e em Itabuna esteve associado à execução de planos de embelezamento e intervenção no traçado urbanístico e pouco preocupados com os impactos ambientais, como por exemplo, a proteção de mananciais. Daí, a atual situação do Rio Cachoeira.
Neste ano do seu centenário, pretendemos realizar um este projeto para lembrar não apenas dos fatos históricos que promoveram o surgimento da cidade e suas transformações ao longo destes 100 anos, mas também refletir juntamente com os alunos sobre os problemas da cidade agora centenária, em particular aquele relacionados ao Rio Cachoeira.
Participantes => Alunos do CAD 1 da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares.
Objetivo Geral => Possibilitar aos alunos o conhecimento da história de Itabuna e a forte relação entre e cidade e o Rio Cachoeira.
Objetivos Específicos =>
 Discutir a atual situação do Rio Cachoeira, a sua importância e interferência na história de Itabuna;
 Identificar o Rio Cachoeira como patrimônio histórico e ambiental da cidade;
 Construir um panorama histórico sobre o rio e Itabuna vislumbrando o que se deseja para o futuro de ambos.
 Promover uma amostra fotográfica, histórica, ambiental e cultural sobre Itabuna.
Metodologia => Leitura e discussão de Textos sobre a história de Itabuna; Interpretação do Hino da Cidade; Interpretação de imagens sobre o Rio Cachoeira produzindo fichas resumo; Assistir a documentários sobre Itabuna e produzir texto informativo. Leitura de poemas sobre Itabuna e o Rio Cachoeira e criar poemas com mesmo tema. Aula-Visita ao Rio Cachoeira partindo de Ferradas até Ilhéus e produzir relatório sobre a aula de campo.
Cronograma=>
DIA AÇÃO
SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O TEMA DO PROJETO.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO HINO DA CIDADE.
#Como o Hino apresenta nossa cidade?
TEXTO SOBRE A FORMAÇÃO DO NÚCLEO URBANO DE ITABUNA.
#Como surgi a cidade? #Qual a importância do Rio Cachoeira nesse surgimento?
ASSISTIR A DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DE ITABUNA.
#Produzir um texto informativo a partir de um dos temas apresentados no vídeo.
LEITURA DE POEMAS SOBRE ITABUNA.
# Criar poemas sobre Itabuna
AULA VISITA AO RIO CACHOEIRA
# Fotografar, preencher ficha de acompanhamento a visitação, Produzir relatório da visita.
CULMINÂNCIA
# Realizar uma exposição dos trabalhos, textos, fotos produzidas pelos alunos.

Recursos =>
Item Quantidade
PAPEL OFÍCIO 1000 FLS
MÍDIA DVD 03 UNI
XEROX 100
PAPEL METRO BRANCO 10 MTS
CARTOLINA GUACHE PRETA 10 FLS
REVELAÇÕES FOTOGRAFICAS 30 FOTOS

Um comentário:

  1. Alyne, nos da equipe amarela estamos felizes pela oportunidade de analisar seu trabalho. Gostaríamos que esse seu projeto de tão grande relevância possa ser o redentor de nossa história, e de nosso rio.
    Muito feliz a sua escolha afinal o tema desenvolvido por você e seus alunos se faz urgente e necessário, ainda mais que estamos às vésperas de um centenário onde a nossa história e tão pouco difundida.
    De verdade mais que parabéns pela iniciativa nos itabuneses agradecemos porque são projetos desse porte que não irão deixar no esquecimento a nossa historia e o nosso rio. Muito sucesso

    Os amarelos

    ResponderExcluir